foto-padrao

A Fazenda

Nossa Fazenda

A Fazenda Nelore Tomé está localizada em Itapetininga/ SP, há cerca de 200 km de São Paulo/ SP e é comandada pelo selecionador Sidnei Tomé. Norteado pela escolha de animais formados com base em um melhoramento genético de excelência e provenientes de famílias campeãs em pista, Sidnei começou formar o plantel da Nelore Tomé em 2006, quando foram adquiridos 80 animais da antiga Estância Soamin e, posteriormente, arrematou mais 18 exemplares da Agropecuária Itapetininga, ambas sediadas em Itapetininga/ SP.

Desde então, os investimentos da Nelore Tomé na pecuária são constantes e a procura pelos melhores animais para somar ao plantel acontece a cada novo Leilão e Exposição de destaque. Hoje, com cerca de 200 animais de elite na propriedade, Sidnei destaca que optou pela raça Nelore devido à constatação que o gado Nelore se adapta com mais facilidade a climas diversos, além de possuir boa habilidade materna.

“O Nelore sempre foi considerado a raça predominante no Brasil e, devido aos avanços das ferramentas de aperfeiçoamento da pecuária, a tendência é que a raça conquistará avanços ainda maiores. Portanto, os criadores que investem em melhoramento genético tendem a investir ainda mais nestas ferramentas e contribuir continuamente para a evolução da raça”Sidnei Tomé

Entre os animais adquiridos, Sidnei Tomé conta, também, com um touro que já conquistou um espaço de destaque, o Alfajor, que faz parte da bateria de touros da Central Lagoa da Serra. Com grande porte e beleza racial, Alfajor foi destaque na Expozebu 2005 por apresentar a maior área de olho de lombo mensurada nesta exposição. Com medida na casa dos 131 cm, Alfajor classificou-se 10% acima do 2º colocado e hoje faz parte do plantel da Nelore Tomé.

Durante todo o decorrer de 2007, a Nelore Tomé marcou sua presença nos principais remates e exposições que movimentam a comercialização de bovinos no país. Entre os animais comprados em leilões, Sidnei destaca Ciena TE da Kilombo; Riyasa IX FIV da RFA, Indonésia ES Carol, Flor de Lótus – filha da Flor de Liz da HP a qual ele considera como uma “barriga de ouro”! Também compõe as aquisições de destaque os animais Soriana TE J. Galera - filha da Itália IV e as prenhezes Kanaija TE da Soamin com Bvlgari e Libéria TE DA Soamim com Meteriorito Da Mata Velha, Opera I Jóia da Índia, e Cochilha SR Sara, além de Correta – filha de Valenciana e Bilara 44 – filha da Bilara 27 TE POI NI.

Outro animal de destaque adquirido pela Nelore Tomé é a fêmea Suprema, uma excelente doadora, proveniente de uma família de grandes nomes no Nelore como Lakota TE Kubera, filha da conceituada Betina, além de Ludy da Garça.

Além de uma ativa participação nos remates, a Nelore Tomé também marcou presença em várias pistas importantes no Estado de São Paulo. No decorrer de 2007, entre as Exposições Agropecuárias que contaram com os animais de pista da Nelore Tomé, podemos citar a consagrada Emapa, em Avaré, a Exposição Agropecuária de Itapetininga, a tradicional FAPIJA em Jacareí, a FAPI - Exposição Agropecuária de Itararé e a Grand Expo Bauru.

Os animais que compõe o time de pista da Nelore Tomé são as fêmeas Afajar, Quark I Luc 2L, Geografia da NOHO, Arryasa ST Soamim Ética FIV da TH , Grife FIV J.Rancho e, no time dos machos, os touros Olímpico FIV TH e Gole FIV J. Rancho. A maioria destes animais possuem sangue da genealogia do Fajardo da GB, Bitelo da SS e Big Ben da SN.

No quesito comercialização, a agenda da Nelore Tomé também se manteve bastante aquecida durante todo primeiro ano de seleção. O plantel Nelore Tomé comercializou animais em vários leilões durante o ano 2007, que aconteceram nas exposições de Itapetininga, Itararé e Jacareí. Neste ultimo, inclusive, a Nelore Tomé obteve um excelente resultado: uma prenhez da fêmea Suprema TE da TH, conquistou o cobiçado posto de lote mais valorizado de um leilão ocorrido em durante a Fapija, em Jacareí, no mês de julho/2007.

E os investimentos no Nelore não param por aí, pois em 2008 os planos são de comercializações dos animais nascidos na fazenda e participação nas pistas de julgamento de maior destaque em São Paulo, Paraná e Minas Gerais!

“Estou acreditando muito no desenvolvimento da raça e no futuro promissor que aguarda os investidores atuais, que trabalham com seriedade e apostam no mercado”Sidnei Tomé

Clique aqui para verificar a localização da Nelore Tomé